Pular para o conteúdo principal

Cap 114 - O último adeus

O tempo é a pior certeza. Não há tempo. Tudo ocorre no agora, enquanto todas as coisas estão sendo sentidas. Além do que há no exato momento, nada é real. O mundo pode ser apenas um sonho do qual não despertamos ainda.

***

As pessoas estão comentando o show, contando as novidades de suas vidas agitadas e agora repleta de outras emoções. Alguns com empregos fixos, outros ainda estudando. Alguns em relacionamentos sérios e outros perambulando de coração em coração. Todos, no entanto, têm saudade da época em que eram jovens, se sentavam juntos no refeitório do colégio e riam ao lado dos amigos.
Diego encontra o pai sozinho com as mãos na cintura, admirando a vista da enorme mansão à sua frente. Os filhos estão sentados na grama ao lado de Nina, brincando com Tomás, Alice e Pedro. Pai e filho ficam lado a lado, conversam enquanto admiram a grande construção.
“É uma bela casa.”
“Realmente.” Diego concorda. “A Eva tem amigos nesse nível.”
“Quando olha para essa casa enorme e depois volta para o sobrado em que vive com a Roberta e a minha neta, o que você sente, filho?”
Diego, acostumado com a fala sempre desafiadora do pai, sorri para si mesmo e respira fundo antes de responder.
“Eu me sinto como alguém que tem tudo ao alcance das mãos.”
Leonardo sorri um pouco, como se esperasse essa resposta.

“Eu vivi sozinho em uma casa grande depois que sua mãe morreu.” Ele recorda com pesar. “Você era muito pequeno na época, mas eu não sabia como te educar e te coloquei em colégios internos.”
“O senhor fez o melhor que pôde por mim.”
Leonardo coloca a mão sobre o ombro de Diego e o olha pela primeira vez desde que começou a falar.
“Eu tinha dinheiro, tinha uma boa casa, bons carros e um trabalho que me dava poder e status. Mas quando eu chegava na sala da minha casa enorme e elegante, com tudo do bom e do melhor, eu não sentia nada, nem uma pequena alegria. Eu só sentia raiva, vivia estressado com tudo e pensando no que fazer no dia de amanhã. Agora que minha casa vive cheia, eu chego e consigo sentir que estou vivendo. O que quero dizer é que você, meu filho, com menos da metade da minha idade, conquistou a felicidade que eu só estou conhecendo agora.
Diego retribui o sorriso sério do pai, mas não diz nada. Sabe que essa é a forma que ele conseguiu encontrar para dizer que está orgulhoso dele.

***

Roberta encontra a mãe conversando com alguns amigos em uma mesa. São pessoas do mundo artístico e amigos que fez em toda sua trajetória como cantora. Eva está com os cabelos loiros repletos de laquê e os lábios pintados com um batom roxo extremamente marcante. Quando vê a filha, se levanta saltitante e a abraça.
“Minha filha não foi maravilhosa, gente? Linda, talentosa, carismática... É o orgulho da minha vida!”
Roberta aceita o abraço e ouve os elogios sem interromper pela primeira vez na vida. Quando a mãe termina de falar, ela se vira para as pessoas na mesa:
“Na verdade eu aprendi tudo com uma pessoa incrível.” Ela se vira para Eva e a beija na bochecha. “A melhor mãe desse mundo. Ela merece todo sucesso e felicidade que existe.”
Ao dizer isso ela acena para eles e segue o caminho, procurando por Diego e os demais. De repente, no entanto, precisa parar e olhar para trás. A mãe a está observando com um jeito emocionado e sabe o que é que ela está sentindo, pois fica da mesma maneira diante de Nina. Quando Eva sorri e assente, ela entende que é permissão para voltar a caminhar, para não voltar até lá, mas prosseguir sempre adiante. A mãe estaria olhando por ela para onde quer que fosse.
Pedro entra no quarto em que Alice está e a encontra sentada na beira da cama ainda com o presente de Roberta nas mãos. Ela olha para o papel e dele para Pedro. Quando ele lê, fica surpreso.
“Por que acha que ela fez isso?” Ele questiona. “A Nina tem os avós. Mesmo assim a Roberta preferiu confiar a filha a você em vez deles.”
“Ela confiou a mim a filha dela caso algo aconteça. Eu sou a pessoa de confiança da Roberta. Eu não consigo acreditar.”
Pedro passa os braços em volta dos ombros dela.
“Acredite, minha linda, você é mais incrível do que imagina. Estou pensando que pode ser porque nem Roberta e nem Diego tiveram confiança nos próprios pais. A Eva nunca deu muita atenção para a Roberta, deixava ela solta no mundo, sem disciplina e sem orientação. O pai do Diego sempre foi muito duro e deixou ele de lado. Sei que as coisas mudaram hoje, mas acredito que eles pensem em não deixar a Nina voltar para o lugar em que eles estiveram, caso um dia aconteça alguma coisa.”
“Espero que não.”
“Não vai acontecer, mas ainda assim foi uma grande demonstração de respeito por você.”
Alice volta a olhar para o papel e o aperta contra o peito.

***

Roberta chega a uma parte vazia do jardim da grande casa, rodeada de flores e com uma bela fonte d’água. Algo no silêncio faz seu coração saltitar. Uma sensação de mudança repentina. É quando ouve o barulho de passos, olha para trás e Diego se aproxima, sorrindo para ela. A mão dele se estende e segura seu rosto, as testas se encostam e Diego a beija.
“Desculpa interromper.” Carla sorri de canto. “Eu vim me despedir.”
O casal desfaz o sorriso ao mesmo tempo em que Tomás, Alice e Pedro se aproximam, e todos os seis amigos formam uma roda.
“Pra onde você vai?” Alice pergunta. “Quer carona? Nós estamos indo pra casa.”
“Eu estou indo embora do país.” Carla explica. “Vou com uma pessoa que eu conheci e que vai me ajudar...”
Os amigos ficam chocados a cada palavra dela, mas escutam sem julgamento tudo o que ela tem a dizer. Mal tem tempo de digerir tudo quando Tomás toma a palavra, pois também tem algo a dizer.
“Não só a Carla vai embora, mas eu também. Minha tia me convidou faz tempo pra passar uns meses com ela em Santa Catarina. Daí eu vou aceitar.”
“Só falta vocês irem também.” Roberta se vira um tanto nervosa para Pedro e Alice.
“Na verdade eu não vou estar muito com vocês.” Pedro revela. “Consegui uma proposta de emprego em outra cidade. Vou precisar ficar alguns meses fora, quase sempre.”
Roberta olha para Alice e sorri, consternada. Seriam uma pela outra agora, mais do que nunca.
“Isso é um adeus, pessoal? Eu não esperava nada disso hoje.”
“Nenhum de nós esperava, Diego.” Tomás coloca as mãos no bolso e chuta uma pedrinha invisível no chão, tentando não olhar diretamente para Carla. “Mas as coisas são assim, tudo um dia termina.”
Carla se aproxima de Roberta e a abraça apertado. Depois, enquanto ela se despede de Diego, Tomás vem se despedir de Roberta.
“Cuida bem da minha mascotinha. Eu vou morrer de saudade.”
“Ela também vai. Todos vamos. Espero que você consiga se encontrar durante esse tempo, Tomás. E ela também.” Roberta aponta para Carla. “Eu sei que não é o fim pra vocês.”
“Nós também estamos indo.” Alice olha para eles com um rosto que demonstra emoções divididas entre alegria e tristeza, entre medo e coragem. “O Pedro viaja semana que vem e a gente precisa arrumar tudo. Nossa... Eu vou ficar sozinha...” Ela se dá conta e as lágrimas vem.
“Jamais.” Roberta estende a mão e Alice a segura. O olhar delas traça um pacto sagrado.
“O que precisar de nós, é só falar.” Diego se coloca à disposição. “Podem contar sempre com a gente, todos vocês.”
“Digo o mesmo.” Carla completa. “Mesmo distantes, seremos sempre o grupo que viveu enormes aventuras e se ajudou e se amparou. Nunca vou esquecer vocês e não quero que me esqueçam.”
“Não importa o que aconteça.” Pedro olha para cada um deles. “Os rebeldes nunca se esquecem.”
Quando um a um vai se afastando, Diego vê sua antiga vida se desfazendo e seu passado se separando dele. Alice e Pedro acenam, Carla manda beijos e Tomás faz um sinal de paz e amor antes de dobrar à direita, rumo à saída. Roberta sente um aperto no peito. Parece mesmo que havia dado um corte em sua vida e agora era uma outra parte a ser vivida.
“Pá onde vão?” Roberta sente uma coisa melada e grudenta tocar sua mão, olha para baixo e é Nina que chegou e a segurou. Está com a cara e as mãos meladas de bolo de chocolate.
Roberta a pega no colo enquanto Diego puxa as duas para mais perto, envolvendo-as com os braços.
“Eles estão indo viver, meu amor.”


Comentários

  1. Haaaaa mds ❤️
    Tá lindoo esse final.
    Que pena que está acabando 💔

    ResponderExcluir
  2. Lindo mas também melancólico e nostálgico... É doloroso estar dizendo adeus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Despedida

Obrigada a todas e todos por terem estado comigo até agora. Me perdoem qualquer coisa e um beijo enorme no coração de cada um. Eu gostaria de poder ter feito melhor em todo esse tempo, mas juro que o fiz foi de coração e tive um enorme prazer em estar aqui. Era uma escritora bastante amadora, mas me diverti demais e me senti abençoada com a companhia de cada um. Quem quiser me seguir no Wattpad, estou escrevendo outras histórias por lá >>>  AlineStechitti

Cap 122 - R, D & N

Quando passa pelo corredor, Nina vê várias pessoas sorrindo e acenando para ela. "Você tem fãs, está vendo?" Diego cochicha e seu ouvido. "Estão todos felizes por você estar com seu papais de novo." "Verdade?" "Verdade." Nina olha por cima dos ombros do pai enquanto ele caminha e então acena para as pessoas no corredor, sorrindo como nunca.  Quando entra no quarto, ainda no colo do pai, Nina vasculha tudo com os olhos e acha o lugar muito estranho, como o quarto do Seu Ângelo. A mãe está deitada, tem vários machucadinhos pelo corpo e longos fios saem dela, ligados em máquinas estranhas. Diego ergue a filha até próximo ao rosto adormecido de Roberta e Nina dá um beijinho na testa dela. “Atchim!!” Ao despertar e abrir os olhos, Roberta vislumbra um borrão que acha encantador e não contém o riso. Olhinhos muito assustados a miram perdidos e curiosos. “Desculpa, mamãe!” Nina funga e esfrega o nariz. “Oi, meu amorzinho.” Ela sorri e estica os b

Cap 124 - Como se fosse a primeira vez

O entardecer estava fresco na praia. Roberta deitava a cabeça no colo de Diego enquanto ele olhava o horizonte. Nina estava brincando com a areia e nem os percebia. Era fácil para os três ficarem em transe quando estavam diante do oceano. "Você acredita que passou tanto tempo assim, Diego?" "É bem difícil de acreditar..." "Temos uma filha... E temos essas argolas nos dedos que dizem à sociedade que pertencemos um ao outro." Ela ri olhando a aliança. "Eu pertenço." Ele a olha de cima e Roberta se levanta. "Posso dar um beijo no meu marido?" Diego deixa aquele tipo de riso manso escapar quando ela encosta os lábios nos dele. O barulho do mar se mescla ao barulho das conchinhas que Nina recolhe e a todo momento deixa cair, despencando dos seus braços em uma cascata de cores marinhas. Os amigos os questionavam por terem levado a filha para a lua de mel, mas eles tinham sempre a mesma resposta: "Nós vivemos em lua de mel!&qu